segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Máscaras anti-poluição - das olimpíadas para as passarelas da moda

O mundo todo viu pela TV a equipe de ciclismo dos Estados Unidos desembarcando na China usando máscaras pretas. Elas foram encomendadas pelo Comitê Olímpico norte americano para proteger a sua delegação dos malefícios do ar poluído de Beijing, e provocaram violenta reação dos chineses, que se sentiram ofendidos com a exposição pública de um de seus maiores problemas. Os ciclistas se desculparam, mas o estrago já estava feito.

Porém, os chineses que se preparem, porque essa exposição pode ficar ainda maior. Vários designers de moda simplesmente adoraram o visual daquelas máscaras e prometem levá-las para as passarelas da moda, em cores variadas, para contrastar a beleza de suas roupas com a dura realidade da vida moderna.
Tem mais – de acordo com a Advertising Age, o Greenpeace, sempre atento às oportunidades de colocar as questões ambientais na mídia, também planeja explorar a forte imagem dos atletas usando a máscara anti-poluição para alertar a população global das sérias conseqüências para a saúde humana do simples ato de respirar um ar de tão má qualidade.

Ou seja, design arrojado e apoio de esportistas famosos não são importantes apenas na hora de vender tênis de marca ou roupas da moda. O marketing do meio ambiente também sabe usar esses elementos muito bem para promover a conscientização dos habitantes desse nosso castigado planeta.

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