sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Cobrar pelo travesseiro e por espaço para as pernas? Parece piada!


Um amigo meu, Carlos, que é um grande gozador, viajou certa vez com um colega que nunca tinha entrado em um avião. Quando a comissária de bordo se aproximou com o lanche, Carlos resolveu fazer uma brincadeira e perguntou baixinho ao companheiro se ele tinha comprado a passagem com o lanche incluído ou não. Resultado – com medo de pagar a mais pela comida, o sujeito acabou passando fome dentro do avião.

Lembrei dessa história ao ler a notícia de que agora a Jet Blue cobrará dos passageiros 7 dólares pelo travesseiro e cobertor nos Estados Unidos. Se meu amigo brincalhão me contasse isso, eu acharia que era piada. Mas é a pura verdade.


E tem mais - a Jet Blue vai cobrar também uma taxa extra de quem quiser ter um pouco mais de espaço para as pernas na classe econômica. As primeiras 5 filas serão mais espaçadas e os assentos que ficam na saída de emergência também serão mais caros. Nas viagens curtas, o adicional será de 10 dólares. Nas de média distância, o passageiro terá que pagar 15 dólares. E nas de longa distância, o custo extra será de 20 dólares por trecho voado. Vale lembrar que várias companhias americanas já cobram para despachar uma segunda mala dos passageiros.

Em outras palavras, aquilo que no passado era serviço e atenção ao cliente, hoje é fonte de receita. E ainda tem gente que acredita quando algumas empresas dizem que se preocupam com a gente.

Nenhum comentário: