quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Chute o balde sem medo – sua carreira agradece

O pessoal da Results On (http://www.resultson.com.br/) me pediu um texto sobre algum fato que tenha influenciado a minha carreira profissional. Escrevi o depoimento que você lê abaixo.
*********************************************
Corria o ano de 1980. Eu tinha 20 anos e trabalhava como digitador em uma clínica particular no Rio de Janeiro, registrando os gastos dos pacientes em um terminal remoto de computador, o que era uma baita modernidade naqueles tempos. Porém, ganhava mal e ainda por cima precisava trocar o dia pela noite – fazia o curso de Publicidade na PUC das 7 as 10 e entrava no batente à meia-noite, saindo apenas às 6 da manhã.

Uma noite, dirigindo meu fusquinha branco a caminho do trabalho, parei no meio da rua por causa de uma pane seca. Em bom português, porque a grana era pouca, fiquei sem gasolina. Foi a gota d’água. Cansado, duro e com a sensação de que estava perdendo tempo, decidi pedir demissão do emprego e jurei que só voltaria a trabalhar na minha própria profissão.
Você acredita que somente uma semana depois o telefone tocou com uma proposta de estágio em uma agência de propaganda? E assim, aquela decisão meio intempestiva recolocou minha carreira nos trilhos. Repeti a dose várias vezes na vida, quase sempre com sucesso. Troquei empregos confortáveis por boas apostas e mudei de profissão 10 anos depois daquela noite quente em que o meu fusca me deixou na mão, trocando a publicidade pelo marketing. Ainda hoje, já perto dos 50 anos, continuo com fôlego para seguir chutando o balde quando necessário, sem medo do que vem pela frente.

Nesses tempos em que a falta de coragem predomina na maioria das nossas empresas, privilegiando a mesmice em detrimento de decisões arriscadas, torço para que nossos jovens executivos passem por alguma experiência marcante, capaz de mostrar que algumas vezes ficar no mesmo lugar é sinônimo de andar para trás. Comigo deu certo.

Nenhum comentário: