segunda-feira, 5 de maio de 2008

Não tinham nada com isso, mas compensaram os clientes mesmo assim

Se você tem mais de 40 anos, provavelmente vai se lembrar da briga entre o VHS e o Betamax para ver qual seria o formato adotado pelo mercado de video cassetes. O VHS ganhou e as fitas Betamax assim como os equipamentos que reproduziam essas fitas foram para a lata de lixo.

Algo parecido aconteceu novamente – as tecnologias Blu-Ray, da Sony, e HD DVD, da Toshiba, duelaram pelo privilégio de suceder os DVDs atuais. A Sony levou a melhor e a Toshiba anunciou que vai suspender a fabricação dos HD DVD. O problema é que um monte de gente já tinha comprado, não só equipamentos, como também filmes em HD DVD. É aí que entram nessa história as lojas de eletrônicos americanas.

Para compensar os 200 mil clientes que compraram aparelhos de HD DVD em suas lojas, a Best Buy, maior rede de eletrônicos nos Estados Unidos, anunciou que dará a cada um deles um vale-compra no valor de 50 dólares. Já a Circuit City, segunda colocada no ranking, começou a aceitar de volta equipamentos de HD DVD comprados nas suas lojas, mesmo que usados, oferecendo em troca crédito no valor integral do aparelho para ser usado na aquisição de qualquer outro produto. Apesar de não terem culpa pelo problema, essas lojas resolveram diminuir o prejuízo de seus clientes mesmo assim, de olho em futuras compras dessa gente.

Tai um belo exemplo de marketing bem feito.

Nenhum comentário: