terça-feira, 11 de março de 2008

Pesquisa confirma - pessoas tristes gastam mais

Estudo divulgado mês passado nos Estados Unidos mostrou que as pessoas tristes têm maior propensão a gastar mais em compras. A experiência, promovida por 4 universidades americanas, começou com a exibição para um grupo de pessoas de um vídeo tristíssimo, sobre a morte do pai de um garoto. Outro grupo assistiu a um vídeo neutro, sobre uma barreira de corais na Austrália.

Resultado – o pessoal que viu o vídeo triste, chegou a pagar por uma garrafa de água mineral 4 vezes mais do que o povo que assistiu ao outro vídeo. De acordo com os cientistas, isso acontece porque a tristeza mexe com a auto-estima das pessoas e faz com que as elas sintam que valem menos do que as outras. Ao pagar mais pelo produto, o sujeito estaria de certa forma compensando esse sentimento e tentando dar mais valor a si mesmo, pela aquisição de um produto mais caro. Outra conclusão desse estudo é que a gente realmente usa as compras para melhorar o astral. Não é a toa que a propaganda de muitas marcas bate nessa tecla das comprinhas como forma de alegrar um pouco a vida.

Moral da história – se você estiver muito triste e sem dinheiro, cuidado. Fique longe das lojas e supermercados. Agora, se estiver sobrando um dinheirinho, não tenha dúvida – ao comprar um presente para você mesmo, de preferência bem bacana, a tristeza vai diminuir ou até vai embora. ;-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa filhão,
não é que vc tem razão??? fico muito mais alegre quando massageio o meu ego e adquiro alguma coisa bem bacana(como diz vc) para me enfeitar ou enfeitar a casa...Ou melhor ainda enfeitar minha princesa CAROLINA...