segunda-feira, 10 de março de 2008

Mais dados sobre o Censo dos Shoppings

Desde 1990 os shoppings fazem parte da minha vida. Não pensem que sou um viciado em compras. Na verdade durante 7 anos trabalhei dentro de shoppings, como gerente de marketing do Plaza, em Niterói, do Park Shopping, em Brasília, do Fashion Mall e do BarraShopping, no Rio. No final de 97 mudei para São Paulo para assumir a direção nacional de marketing de uma administradora que controlava 16 shoppings, distribuídos pelos 4 cantos do país, de Manaus a Porto Alegre. E ainda hoje tenho vários shoppings na carteira de clientes da minha empresa, a BrandWorks.

Por isso, freqüentar eventos sobre shoppings é algo normal na minha vida. Na 5a feira passada fui a mais um, promovido pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e pelo ICSC (International Council of Shopping Centers), no Sofitel aqui em SP. Lá o Paulo Secches, da TNS InterScience apresentou um interessante levantamento com dados dos shoppings brasileiros, que usei para escrever a coluna de hoje no Blue Bus e também para gravar o boletim da Band News FM.

Se você se interessa pelo assunto, aqui vão mais alguns dados da pesquisa, que não foram incluídos na coluna:

- Segundo os critérios da Abrasce, existem hoje no Brasil 367 shoppings. A diferença entre essa conta e as de outras entidades, como a Alshop, por exemplo, é que a Abrasce não considera como shoppings empreendimentos cujas lojas sejam vendidas aos lojistas e não locadas, entre outras características.

- De 2006 para 2007 a quantidade de shoppings no país cresceu 4,5%. Quem puxou esse número para cima foram regiões carentes desse tipo de empreendimento como a Centro-Oeste (+17,8%) e a Norte (+12,5%). No Sul o aumento foi de 5,8%, no Nordeste de 4% e no Sudeste de 2%.

- Ainda assim, ainda é muito forte a concentração de shoppings no Sudeste: 55% deles estão nessa região, 20% estão no Sul, 14% no NE, 9% no CO e 2% no Norte do país.

- Enquanto o varejo brasileiro crescia 9,6% de 2006 para 2007, o faturamento dos shoppings subia 16%, chegando a R$ 58 bilhões.

- Dos shoppings brasileiros, 44% são focados nas classes AB, 28% nas classes BC, 6% são predominantemente Classe A, 14% predominantemente Classe B, 4% predominantemente Classe C, 4% são Classe D e 1% Classe E. Ou seja, 2/3 deles são voltados para as classes A e B.

- Cerca de 70% dos shoppings brasileiros cobram pelo estacionamento e apenas 30% liberam gratuitamente suas vagas.

- 92% dos shoppings brasileiros fazem ações de merchandising. As mais comuns são no estacionamento (85% fazem propaganda nesses espaços), nas portas automáticas (70%), nos elevadores (67%), na fachada (60%) e no piso (56%).


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