segunda-feira, 17 de março de 2008

Marketing Verde - será que agora vai?

Produtos eletrônicos não são exatamente os mais amigáveis para o meio ambiente – eles consomem eletricidade, contribuindo para o aquecimento global e liberam toxinas quando são descartados no lixo comum. Mas a mesma indústria que tenta vender aos consumidores um novo celular a cada ano e nos incentiva a deixar a velha TV por um novo modelo de tela plana, também está se esforçando para demonstrar que se importa com o planeta.

No maior evento do setor de eletrônicos, realizado em janeiro passado em Las Vegas, os fabricantes falaram não apenas de megapixels, megahertz e megabytes, mas também sobre equipamentos capazes de utilizar menos energia, baterias mais fáceis de serem recicladas e componentes feitos de vegetais – a Fujitso desenvolveu um laptop que utiliza milho na fabricação da carcaça.

Apesar disso, a indústria de eletrônicos ainda tem um longo caminho a percorrer caso queira convencer os consumidores de que agora se preocupa genuinamente com o meio ambiente. Apenas poucas empresas, como a Sony, assumem a responsabilidade de reciclar seus produtos descartados pelos usuários. Como resultado, somente 12,5% do lixo eletrônico nos Estados Unidos são reciclados anualmente – a maioria vai mesmo para o lixo comum.

A onda verde não se limita à indústria. A Wal-Mart anunciou que começará a vender produtos que agridem menos ao planeta até 2010, o que inclui oferecer em todas as lojas aparelhos de TV de tela plana que gastem 30% menos energia. Essa economia seria suficiente para abastecer de energia 53 mil lares por um ano inteiro.

Lee Scott, presidente e CEO da Wal-Mart declarou recentemente que questões como comércio internacional, aquecimento global, ameaça de desabastecimento de água, desigualdades econômicas e sociais e escassez de petróleo serão fatores que serão levados em consideração nas futuras estratégias da empresa.

3 comentários:

Ariel Mendes disse...

Olá na semana passada eu ouvi um comentário seu na BandNews Fm a respeito de uma pesquisa(focus group)em que o moderador realizava perguntas e repetia os movimentos da pessoa que estava respondendo a perngunta e isso se refletia em respostas mais favoráveis.
Eu gostaria de saber a fonte, pois achei muito interresante os resultados.

Grato, parabéns pela coluna na rádio e pelo blog.

LUIZ ALBERTO MARINHO disse...

Ariel, mande um e-mail para marinho@brandworksonline.com.br e eu encaminho de volta os links, ok?

Anônimo disse...

Fico muito contente por saber que a sociedade em geral está a tentar mudar o destino deste mundo, se continuarmos a poluir desta forma teremos que sofrer as consequências.
se está ao nosso alcançe poder viver melhor e garantir um mundo mais "verde", por que não ?

...