terça-feira, 18 de março de 2008

Metade dos paulistanos está endividada

Hoje em dia, acompanhar o nível de endividamento do consumidor é essencial para quem trabalha com consumo. Afinal de contas, um dos fatores que mais contribui para essa farra de compras que o país tem vivido nos últimos tempos é justamente o crédito.

Pois bem, segundo dados divulgados essa semana pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, nada menos que metade dos paulistanos possui dívidas para pagar. Pode parecer muito, mas na verdade esse percentual é bem menor do que aquele que foi registrado um ano atrás. Em março de 2007, o índice de endividados em São Paulo chegou a 62% da população.

Ter uma boa parte da população endividada não chega a ser exatamente um problema para São Paulo. Com a estabilidade da economia e a confiança no futuro em alta, é normal que os consumidores façam crediários longos ou tomem empréstimos para realizar seus sonhos de consumo.

Ruim é quando eles não conseguem pagar essas dívidas. Hoje, 35% dos consumidores têm contas em atraso. Entre os que possuem renda de até 3 salários mínimos, ou 1.245 reais, esse índice sobe para 49%. Porém, de acordo com a pesquisa da Fecomércio, 71% desses inadimplentes pretendem pagar suas dívidas total ou parcialmente. Afinal, precisam do nome limpo na praça para continuar comprando a prestação.

Nenhum comentário: