sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Uma novela no metrô para vender frapuccinos na China

Essa vem de Xangai, na China. Duas grandes marcas, a Pepsi e a Starbucks se uniram para explorar o metrô como mídia. Até aí nada de incomum. Muita gente está fazendo o mesmo pelo mundo afora. Afinal, todo mundo sabe que o consumidor de hoje passa um bom pedaço do seu dia em deslocamentos de casa para o trabalho e do trabalho para casa. E isso vale tanto para Xangai quanto para São Paulo.

A novidade é que essas marcas não estão simplesmente passando no metrô comerciais do Frapuccino engarrafado, resultado da parceria da Starbucks com a Pepsi. Elas inventaram uma novelinha em capítulos diários, sobre uma moça romântica que sai do interior da China e vem para uma cidade grande em busca do amor. O produto entra na novela na forma de merchandising.

O programa, que já foi apelidado de ‘metronovela’, terá 40 capítulos e vai passar em telas de cristal líquido instaladas nas estações e também dentro dos trens. Se o consumidor perder algum episódio, vai poder conferir depois na Internet.

A idéia é interessante e aponta para uma importante tendência – cada vez mais publicidade e entretenimento deverão caminhar lado a lado. Ao envolver e divertir os consumidores, as marcas estão conquistando algo muito precioso nos dias de hoje – a atenção e a simpatia dessas pessoas. A partir daí, a venda é uma conseqüência natural.

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