quinta-feira, 21 de junho de 2007

Como (e porque) fazer propaganda no celular

Se você tivesse que optar entre uma TV e um celular o que você escolheria? Uma pesquisa com 40 mil entrevistados, revelou que metade dos jovens de 18 a 24 anos não saberiam mais viver sem um celular. Por outro lado, apenas 20% não conseguiriam suportar o mundo sem TV.

Já existem hoje no mundo cerca de 3 bilhões de celulares, número 3 vezes maior do que a quantidade de televisores, você acredita? Detalhe - levou 16 anos para que o mercado atingisse a marca de 1 bilhão de celulares. Apenas 3 anos depois já havia 2 bilhões. E precisou só de mais 2 anos para o mundo atingir a marca dos 3 bilhões de aparelhos. Ou seja, o ritmo de penetração é crescente e veloz.

A mesma pesquisa mostrou que 76% desses jovens já usam o telefone como a principal câmera digital. Tem mais - 64% acreditam que o celular se tornará a melhor opção para ouvir música, 54% acham que será nesse aparelhinho que eles vão curtir seus videogames e 48% estão certos de que a maior parte da sua navegação na Internet será por meio de seus telefones.

Diante disso tudo, não resta outra saída às agências de publicidade e às grandes empresas que não seja aprender a usar o celular como veículo para as mensagens de suas marcas. Para esses, alguns conselhos.

Enquanto na TV o discurso é narrativo e na web a palavra de ordem é interatividade, o celular, por ser um objeto de uso intensamente pessoal, exige alguns cuidados. A mensagem publicitária deve ser útil a quem a recebe e adequada à hora e ao lugar onde o usuário estiver.

Ou seja, tudo é bem mais complicado. Mas os resultados vão valer a pena.

3 comentários:

phm disse...

amigos acreditem isso será o proximo ''boom'' mundial, fará muitos homens ricos...
ate a proxima, na tela do seu celular é claro.

Anônimo disse...

Droga, e eu achei que a idéia tinha sido minha.. :(

Anônimo disse...

Bluetooth marketing e' a solucao para propaganda no celular, depois de algumas proibicoes dam ANATEl