terça-feira, 24 de abril de 2007

Os consumidores estão mais poderosos - e criativos

As marcas precisam mesmo colocar as barbas de molho, porque os consumidores estão cada vez mais conscientes do poder que possuem - e mais criativos também.

Querem um exemplo? Na China, grupos de consumidores interessados em comprar o mesmo tipo de produto estão se reunindo em comunidades na Internet e combinando de irem às lojas juntos, ao mesmo tempo, para negociar a compra em pacote. Quem contou essa foi o interessante site de tendências Springwise.

Imagine a cena – várias pessoas entrando numa loja de eletrônicos e exigindo um baita desconto para comprar 15 ou 20 unidades da mesma câmera digital. Ou indo a uma concessionária para adquirir 10 carros de uma só vez. O comerciante vai pensar 2 vezes antes de negar o pedido, afinal ninguém gostaria de perder uma venda dessas, não é mesmo?

Em Nova Iorque, tem algo parecido acontecendo. Como as corridas de táxi para o aeroporto são muito caras, muita gente está entrando em comunidades na Internet para rachar o táxi. Se você encontrar uma ou duas pessoas que moram no mesmo bairro e precisam estar no aeroporto ao mesmo tempo em que você, o acordo está feito. Alguém chama o táxi, pegar os outros e no final a conta é dividida entre todo mundo.

A tendência de agrupamento dos consumidores para conseguir vantagens dos comerciantes é só mais uma prova de que os ventos agora sopram em outra direção. Quem insistir em ignorar essa realidade, pode pagar um preço alto – cedo ou tarde.

Quer ouvir esse texto no site da Band News FM? Então clique aqui!

2 comentários:

Unknown disse...

O fenômeno do tuangou é muito forte na China, mas será que pega no resto do mundo? O consumidor brasileiro sempre corre atrás do melhor preço e barganha pelo melhor desconto, mas será que ele estaria disposto a fazer compras em grupos?

Não seria o brasileiro individualista demais?

Grande abraço.

LUIZ ALBERTO MARINHO disse...

Maurício, acho que o brasileiro é mais acomodado do que individualista. O resultado, no final, dá no mesmo - tuangou por aqui não deve mesmo virar moda. Mas que é um belo exemplo de como o consumidor está se mexendo nos 4 cantos do planeta, ah isso é! ;-)

Abração!