quinta-feira, 26 de abril de 2007

Pesquisa revela - 3o mundo adora marcas globais

Lembra daquele ditado que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde? Pois bem, do ponto de vista dos produtos que consumimos isso é a mais pura verdade. Quem afirma é a Synovate, empresa americana que fez uma ampla pesquisa com 13 mil pessoas, em 20 países emergentes, para saber quais as nossas marcas favoritas.

Nada menos do que 70% dos entrevistados admitiram que para elas os produtos feitos por empresas do seu país não são tão bons quanto os importados. Isso apareceu em todas as classes sociais, dos mais ricos aos mais pobres.

Isso acontece em parte pela percepção de que existe uma defasagem tecnológica entre as empresas dos países emergentes e as dos países desenvolvidos. Mas a principal explicação é mesmo o charme e status bem cultivados por marcas globais como Coca-Cola, Nike, McDonald’s, Starbucks e Sony. A idéia de qualidade desses produtos passa pelos atributos funcionais, é claro. Mas vai muito além, atingindo aspectos aspiracionais.

Em outras palavras, a pesquisa sugere que ansiamos por fazer parte do primeiro mundo, ter acesso a todas as inovações que nós imaginamos que habitam o cotidiano dos moradores das grandes cidades americanas ou européias. Que invejamos o estilo de vida desse povo. E por isso admiramos suas marcas e as incorporamos ao nosso dia a dia, na esperança de agregar às nossas identidades sociais parte dessa modernidade e progresso.

Será que é isso mesmo? ;-)

Nenhum comentário: