O 1º seminario do
Festival de Cannes deste ano não aconteceu - o debate sobre 'Marcas Globais x
Celebridades Globais' foi transferido para amanhã. Por isso, coube a René Rechtman, da GoViral, abrir os trabalhos, falando para uma platéia bastante
numerosa (para uma manhã de domingo) sobre o que Rechtman chamou de Generation
Social, outro apelido para a garotada que representa 1/3 da população mundial e
anda conectada 24 horas por dia.
Apesar do assunto não
ser novo, os dados apresentados durante a palestra seguem impressionando. Por
exemplo, você sabia que 48% das pessoas entre 18 e 34 anos checam o Facebook
logo depois de acordar e 28% nem saem da cama para fazer o mesmo? A diferença
entre as geraçõees é gritante. Enquanto 38% das pessoas de 47 a 65 anos usam
e-mail para conversar sobre as marcas, essa proporção cai para 24% na Geração
Social - 42% dos mais jovens pensam que são as redes sociais o lugar para
isso.
Neste cenario, 'a
influência de outros consumidores nas decisoes de compra é cada vez mais
importante do que a publicidade - e o papel da comunicação muda radicalmente' -
as marcas passarão de criadoras de publicidade para desenvolvedoras de
conteúdo, de 'discursantes solitárias' para 'estimuladoras de diálogos entre as
pessoas'.
René concluiu dizendo
que os departamentos de compra estão liderando os processos de escolha das
agências porque estas não estao conseguindo agregar valor suficiente ao negócio
dos anunciantes por meio da publicidade tradicional. E recomendou -
"Estabeleça relacionamentos e você nao precisará anunciar de novo".
Bem, se os anunciantes brasileiros presentes em Cannes seguirem todos os
conselhos de Rechtman, nossas agências terão sérios problemas para manter as
portas abertas...
Luiz
Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannes, maior
e mais importante evento global de comunicação de marketing, que acontece de
17 a 23 de junho, no sul da França.
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