De
uns anos para cá o festival de Cannes tem usado e abusado do recurso de
convidar estrelas do show business para atrair mais público. Assim, estiveram
aqui no palco do Debussy em anos passados nomes como Ben Stiller, Yoko Ono e
Tony Bennet, para citar apenas alguns. Ano passado, as celebridades
surpreenderam positivamente. As apresentações de Robert Redford, Patty Smith e
Nick Jonas, por exemplo, foram inspiradoras e acrescentaram conteúdo ao
festival.
Deve
ter sido sorte. Esse ano, as celebridades voltaram a ser apenas iscas para
trazer gente aos seminários. Um bom exemplo disso foi Selena Gomez, jovem atriz
de apenas 19 anos, estrela da série As Feiticeiras de Waverly Place, do Disney
Channel, cantora e namorada de Justin Bieber, convidada para falar sobre
Millenials, um dos apelidos dos nativos digitais que habitam esse nosso admirável
mundo novo. Selena, que mal podia ser vista no início do painel, encoberta que
estava por um batalhão de fotógrafos da imprensa, limitou-se a falar
obviedades, tais como "os fans são como amigos para mim, não me sinto
pressionada e sim apoiada por eles". Quando Philippe Dauman, CEO da
Viacom, patrocinadora do seminário, perguntou quantos seguidores ela tinha noTwitter, Selena deu um risinho constrangido antes de admitir que não tinha a
menor ideia da quantidade.
Os
companheiros de painel de Selena também não ajudaram muito. O presidente da
MTV, Stephen Friedman, disse que os Millenials se definem com criativos e que
usam as redes socias como instrumentos de auto expressão. O diretor Jon Chu
demonstrou entusiasmo em estar conectado a jovens que vão crescer ao mesmo
tempo que ele se desenvolve como cineasta. Em outras palavras, o painel foi no
final um apanhado de clichês.
Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannes, maior e mais importante evento global de comunicação de
marketing, que acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.
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