A DraftFCB trouxe o francês JR, premiado
artista de rua, para o palco do Debussy e a plateia, pela 1ª vez nesse
festival, aplaudiu de pé. O trabalho de JR é mesmo admirável. Ano passado
ganhou inclusive um prêmio do TED. Seu começo foi como tantos outros,
rabiscando o nome em telhados e pichando paredes de avenidas famosas, como a
Champs Elisée.
Daí JR migrou para a fotografia, clicando closes distorcidos de
rostos em preto e branco, fazendo ampliações em gigantografia e aplicando em
muros e paredes. Em ações cada vez mais ousadas, JR colou lado a lado fotos de
1 padre, 1 rabino e 1 ima no muro erguido pelos judeus na Palestina. E dedicou
um projeto exclusivamente às corajosas e sofridas mulheres do 3º mundo, colando
suas fotos em telhados e escadas de favelas ao redor do mundo - o trabalho no
Morro da Previdência, no Rio de Janeiro, é simplesmente genial. Confira o vídeo:
Apesar de ter sido trazido pela DraftFCB para inspirar os publicitários, JR nao vê a parceria com a publicidade com bons olhos - "Somos concorrentes, disputamos as ruas. A diferença é que eu tenho mais liberdade do que vocês, meu único limite é a minha responsabilidade", desafiou. Apesar disso (ou talvez por isso mesmo) JR recebeu uma ovação sem precedentes nesta edição do festival... de todos os seus 'concorrentes'.
Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannes, maior e mais importante evento global de comunicação de
marketing, que acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário