Os
anunciantes cobram das agências que elas utilizem cada vez mais informação para
embasar suas estratégias. Será que o uso excessivo da análise de dados pode
matar a criatividade?
Para debater esse assunto, a Adobe convidou um criativo
(Linus Karlsson, da McCann), um executivo de marketing (Jim Stengel, Ex- Global
Marketing Officer da Procter&Gamble) e um profissional de informacao (Jon Vein, da MarketShare) para um painel morno, onde sobrou consenso. Todos
concordaram que a criatividade é importante para engajar pessoas e diferenciar
as marcas e que a informação também tem sua importância quando ajuda a
criatividade a ser mais relevante e produzir resultados para as empresas.
Os
cuidados que devem ser tomados por quem trabalha com muitos dados incluem não
confundir a análise com a solução - ou seja, é a velha história de não usar
literalmente a informação e sim interpretá-la para criar algo novo. Um papo até
interessante para uma reunião, mas definitivamente raso para um evento como o
Festival de Cannes.
Luiz Alberto Marinho participa do Festival de Criatividade de Cannes, maior e mais importante evento
global de comunicação de marketing, que
acontece de 17 a 23 de junho, no sul da França.
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