sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pesquisa | Marcas regionais fazem bonito em plena era da globalização

Guaraná Jesus, Biscoitos Globo, Fraldas Sapeka, Drogarias Pavel, Massas Vitarella. Talvez você nunca tenha ouvido falar de algumas dessas marcas. Pois saiba que todas elas são muito tradicionais e importantes em determinadas regiões do país. A novidade é que, em plena era da globalização, as marcas regionais estão se saindo muito bem na disputa com as marcas de presença nacional. Os motivos são simples - ao comprar remédios nas drogarias Araújo, por exemplo, muitos mineiros sentem-se mais próximos de suas raízes e reafirmam a identidade, algo cada vez mais importante num mundo tão individualista e impessoal. O mesmo acontece com os gaúchos ao comprar no Zaffari e com os pernambucanos, ao usar o cartão Hipercard.


Quem garante é Jaime Troiano, que apresentou ontem, durante o Maximídia, em São Paulo, os resultados de uma pesquisa feita com quase 3 mil brasileiros sobre a força das marcas regionais. O estudo provou que marcas com história de bons serviços prestados a uma região apresentam índices de preferência e idealização muito mais altos que o de muitas marcas nacionais. Ainda segundo Troiano, executivos que não saem de suas mesas para acompanhar o mundo lá fora ajudam a perpetuar visões etnocêntricas, nas quais as marcas globais ou nacionais seriam sempre muito mais atraentes do que as locais para os consumidores. A pesquisa mostra que muitas vezes ocorre justo o contrário.


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