Que o brasileiro adora uma novidade, disso ninguém duvida. Pesquisa feita pela ToolBoxTM, a pedido da revista Supermercado Moderno, mostrou que chega a 90% o percentual de consumidores que não resistem à tentação quando dão de cara com novos chocolates em barra, eletroeletrônicos e celulares. Até papel higiênico vira objeto de desejo para quase 80% dos entrevistados, quando incorpora alguma inovação.
O problema é que, pelo menos no que diz respeito às compras de supermercado, existem novidades em excesso. Para você ter uma idéia, apenas no 1o semestre desse ano foram lançados 6.315 novos produtos, segundo levantamento feito pela Mintel em parceria com a ESPM. Isso representa um enorme risco para os fabricantes, especialmente se a gente considerar que 58% dos compradores costumam trocar o produto habitual para levar para casa a tal novidade e que na maioria das vezes esse pessoal não vê nenhum problema se este lançamento for de uma marca diferente da que ele está acostumado a comprar.
O estudo mostrou ainda que 2/3 dos entrevistados já tinha ouvido falar do novo produto antes de chegar no ponto de venda, principalmente por meio da publicidade. Mas a maioria decidiu mesmo a compra na loja. Por isso, cada vez mais, os anunciantes elevam o investimento mais para aumentar a visibilidade de seus produtos nas prateleiras dos supermercados.
Um comentário:
Interessante a pesquisa sob duas óticas. A primeira, destacada pelo Marinho é o notado esforço dos fabricantes para fortalecer sua presença no PDV. Até me lembro de uma pesquisa citada na coluna da Band News sobre o percentual das compras que são decididas no PDV.
Outro aspecto interessante, acredito eu, é o esforço que os fabricantes tem em sempre inovar para fidelizar. Antes, se um produto era bom tinha grandes chances de ter muitos clientes fies. Hoje a fidelização acontece pela inovação.
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