A Interbrand divulgou seu respeitado ranking anual das 100 marcas mais valiosas do mundo. No topo da lista está a Coca-Cola, que mantém a liderança há 11 anos. Segundo a Interbrand, a Coca vale mais de USD 70 bilhões. Em 2o lugar ficou a IBM, em 3o a Microsoft, em 4a o Google e em 5o a GE. Vale destacar que 3 dessas 5 marcas mais valiosas são do setor de tecnologia. Aliás, as 3 que mais se valorizaram do ano passado para este - Apple, Google e Blackberry - também são ligadas à tecnologia. Prova da importância que internet, celulares, computadores e tocadores digitais de música ganharam na vida dos consumidores modernos.
Mas nem todas as marcas subiram. Uma das que mais caiu foi a icônica Harley Davidson, que despencou no ranking da Interbrand, em função das dificuldades dos consumidores em continuar comprando brinquedos tão caros em tempos de crise. Outras marcas que perderam valor foram aquelas envolvidas em crises de imagem, como a Toyota, acusada por acidentes fatais supostamente causados por problemas mecânicos em seus carros, e a BP, por conta do gigantesco acidente ambiental na plataforma de petróleo no Golfo do México.
O ranking é montado com base no desempenho financeiro das marcas, em pesquisas de preferência dos consumidores e na avaliação dos executivos da Interbrand. Detalhe – ainda não há nenhuma marca brasileira entre as 100 mais valiosas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário