Sabe aquele ditado que diz que roupa suja se lava em casa? Pois é, aos poucos isso vai mudando. Pelo menos no Brasil, cada vez mais roupa suja se lava é na lavanderia. Quem garante é a ANEL - Associação Nacional das Empresas de Lavanderias, que aposta em um crescimento do setor de 25% nos próximos 5 anos.
Para você ter uma idéia da velocidade com que avança esse mercado, basta dizer que existem hoje em todo o país cerca de 5.500 lavanderias domésticas, um aumento de 30% em comparação com o total de lojas existentes 5 anos atrás. Isso sem falar nas 900 lavanderias industriais, que também crescem rapidamente por conta da expansão no Brasil de negócios como hotéis e hospitais. O faturamento anual do setor é de R$ 2,85 bilhões, segundo a ANEL.
O ritmo corrido da vida moderna, que impulsiona negócios relacionados com a conveniência, e o aumento da quantidade de pessoas morando sozinhas são fatores que ajudam a explicar o sucesso atual das lavanderias. Além disso, o bom momento da economia está trazendo novos consumidores da classe media para este serviço. Já chega a 30% o percentual de clientes das lavanderias brasileiras que pertencem às classes C e D. Segundo Paola Tucunduva, presidente da ANEL, os preços das lavanderias, descontada a inflação, caíram nos últimos anos, o que acabou incentivando mais gente a lavar roupa suja fora de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário