Quem não passou pela experiência de sentir o cheirinho gostoso de pão quente na padaria e sair correndo para comprar? E o que dizer então do perfume que todo carro novo tem? Pois é, o aroma pode sim ser um perigo para quem compra e uma poderosa ferramenta de marketing para quem vende. A novidade é que tem empresas pesquisando a fundo a influência dos aromas no comportamento humano para espalhar sentimentos, como por exemplo, otimismo. Será mesmo possível?
Bem, hoje, o varejo já usa a aromatização de lojas e até shopping centers inteiros, como uma forma de tornar a permanência do consumidor mais agradável e acrescentar um toque de elegância no ar - literalmente. Recentemente hotéis e cassinos embarcaram na mesma onda. Pesquisas mostram que um aroma agradável pode aumentar o tempo de permanência do cliente em até 20%.
Mas algumas empresas já descobriram que é possível também associar cheiros a suas marcas. A rede de moda jovem americana Abercrombie & Fitch, por exemplo, borrifa seu perfume exclusivo nas lojas, nas calçadas em frente as lojas e nos produtos, que ficam exalando o cheiro da marca no armário dos clientes - e com isso acabam fazendo uma poderosa propaganda subliminar. Redes brasileiras, como Le Lis Blanc fazem o mesmo.
No futuro próximo sentiremos cheiros específicos também em celulares e cartões de crédito. Tudo para fazer a gente ser mais fiel as marcas e comprar mais, com a ajuda do marketing sensorial.
Um comentário:
Muito bom o texto... Trabalho como atendimento e gosto muito da parte de planejamento. Já li alguns livros e artigos sobre o Neuromarketing. Acho uma poderosa ferramenta de comunicação.
Hoje estamos sofrendo uma grande poluição visual, nossos olhos estão "cansados" de tanta informação. Acredito que ativando estes outros sentidos, possamos atender essa falta de interesse dos nossos olhos e assim vender mais.
Ao mesmo tempo, é MUITO dificil nossos clientes aceitarem essas novas mudanças. Você tem alguma dica?? Um abraço e parabens pelo EXCELENTE BLOG!
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