quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rivais da Barbie voltam para brigar plo espaço perdido

Há 5 anos o importante jornal especializado Advertising Age publicou matéria de capa falando sobre a decadência da Barbie. Embaixo do título havia uma foto da boneca numa lata de lixo.

As previsões sombrias sobre o futuro da boneca loura e esguia eram fundamentadas pela ascensão de uma concorrente melhor sintonizada com o gosto das meninas pré adolescentes por moda e vaidade. As Bratz possuíam lábios carnudos, penteados modernos, roupas sensuais coladas no corpo e pareciam mesmo muito mais adequadas aos novos tempos que a velha Barbie.

Porém, 3 anos depois daquela reportagem, o mercado de brinquedos foi sacudido pela decisão judicial que deu razão à Mattel, empresa que fabrica a Barbie, no processo contra Carter Bryant, o designer que criou o visual das Bratz. Ocorre que Bryant era funcionário da Mattel quando teve a idéia de fazer as novas bonecas. Segundo ele, que jura ter inventado as Bratz numa hora de folga e não durante o expediente, como ninguém se interessou pelos desenhos, ele os levou para o concorrente.

Não preciso nem dizer como os últimos 2 anos foram difíceis para as Bratz, né? Não foram lançados novos produtos e a exposição nas lojas foi bem limitada. Porém, na semana passada outro tribunal americano reformou a decisão anterior e devolveu as Bratz aos seus donos.

O problema é que nesse tempo todo a Barbie se reforçou e recentemente ganhou ainda mais popularidade em função do papel de destaque no desenho Toy Story 3. Ou seja, a briga no mundo das bonecas vai voltar com força – e dessa vez mais equilibrada.

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