
Da análise minuciosa dos cases que ganharam ouro nesta
premiação emerge uma clara convicção: o marketing de shopping centers já não é
mais o que era antigamente. Melhor dizendo, as boas ações de marketing já não
são mais as mesmas.
Quer exemplos? Vamos a eles, então.
No segmento Marketing Institucional, um dos troféus dourados
foi para o case ‘Noite de Feira’, do Metrópole, de São Bernardo, que abrigou uma
vez por semana uma feira livre no estacionamento aberto do shopping, das 17 às
21 horas. O dono do outro foi a Sonae Sierra Brasil, que desenvolveu uma
plataforma de inovação colaborativa, onde os clientes podiam sugerir as experiências
que desejam viver nos shoppings da rede. Em ambos os casos, o marketing
investiu em melhoria do produto e das experiências dos clientes.
Na categoria Campanhas de Natal, o ouro solitário ficou com
o Palladium, de Curitiba, que montou dois espetáculos natalinos para seus
clientes. Um deles era um teatro de bonecos, com 15 minutos de duração, e outro
um mega espetáculo teatral, com 20 minutos. Em vez de prêmios para alguns,
ofereceu entretenimento e encantamento para todos.
Por fim, a categoria Promoções e Eventos teve três cases que
mereceram Ouro. Um deles foi o LABmoda, do Pátio Batel, de Curitiba, um projeto
para desenvolvimento e aumento da visibilidade de novos estilistas e designers,
que ocupou por mais de 40 dias uma loja vaga no shopping, inclusive vendendo
produtos. Outro ouro foi para a Festa do Pijama, do Center Norte, de São Paulo,
que ofereceu para 60 crianças, filhas de seus clientes, a chance de passar uma
noite mágica no shopping, com direito a caça aos ovos e encontro com o Coelho
da Páscoa. Por fim, o terceiro ouro foi para as mãos do Iguatemi Fortaleza, que
ocupou uma loja para vender latas decorativas, com receita destinada a uma entidade
que cuida de crianças com câncer. Esse projeto, chamado ‘Loja do Bem’, recebeu
também o Destaque ABRASCE, por ter alcançado a maior nota entre todas as
inscrições recebidas pela associação.
O marketing dos shoppings no Brasil tradicionalmente se
preocupava com apenas um dos Ps: o da Promoção. Agora, vemos uma preocupação maior
com o produto, seja ampliando a oferta de serviços, moda ou alimentação, e com
as experiências do consumidor. Uma baita evolução. Para melhorar ainda mais,
precisamos ainda inserir medidas de retorno dos investimentos, para sabermos
com segurança quais benefícios cada ação é capaz de proporcionar.
Mas que estamos diante de um baita avanço, disto não há dúvida
alguma.
Um comentário:
Marinho, fico feliz, que depois de 20 anos de nossas primeiras ações de relacionamento diferenciado com os consumidores, nas quais você teve particioação estratégica, o conceito comece a tomar forma como prática setorial.
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