terça-feira, 14 de julho de 2015

Vendas reais no varejo brasileiro caíram 4,5% em maio - móveis, eletrodomésticos, roupas e calçados puxaram para baixo

Foram divulgados hoje de manhã os resultados de maio da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE. As vendas reais (já deflacionadas) no varejo brasileiro caíram 4,5% em comparação com maio do ano passado. Os destaques negativos foram, uma vez mais, os segmentos de móveis (-20%), eletrodomésticos (-17,9%), e de tecidos, vestuário e calçados (-7,7%).

O varejo de eletrodomésticos ainda pode justificar em parte o resultado ruim pela comparação com 2014, quando houve um aumento na compra de televisores em função da Copa do Mundo. Por outro lado, o setor de vestuário e calçados, que já acumula queda de 5% nas vendas em 2015 em relação ao ano passado, mesmo com uma variação de preços abaixo da inflação oficial e apesar do estímulo do Dia das Mães, teve outro mês de desempenho decepcionante. Vale lembrar que cerca da metade do mix dos shoppings brasileiros é composto por lojas de vestuário e calçados.

A atividade de artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, joalherias, artigos esportivos e brinquedos, ficou estável em relação a 2014 (+0,2%). A melhor performance em maio foi a das lojas de medicamentos e perfumaria, que cresceram 1,8% e já apresentam um crescimento real acumulado de 5% em 2015 - a melhor esse ano em todo o varejo brasileiro.  



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