Foram divulgados hoje de manhã os resultados de maio da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo
IBGE. As vendas reais (já deflacionadas) no varejo brasileiro caíram 4,5% em
comparação com maio do ano passado. Os destaques negativos foram, uma vez mais,
os segmentos de móveis (-20%), eletrodomésticos (-17,9%), e de tecidos,
vestuário e calçados (-7,7%).
O varejo de
eletrodomésticos ainda pode justificar em parte o resultado ruim pela
comparação com 2014, quando houve um aumento na compra de televisores em função
da Copa do Mundo. Por outro lado, o setor de vestuário e calçados, que já
acumula queda de 5% nas vendas em 2015 em relação ao ano passado, mesmo com uma
variação de preços abaixo da inflação oficial e apesar do estímulo do Dia das
Mães, teve outro mês de desempenho decepcionante. Vale lembrar que cerca da
metade do mix dos shoppings brasileiros é composto por lojas de vestuário e
calçados.
A atividade de artigos
de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, joalherias,
artigos esportivos e brinquedos, ficou estável em relação a 2014 (+0,2%). A
melhor performance em maio foi a das lojas de medicamentos e perfumaria, que
cresceram 1,8% e já apresentam um crescimento real acumulado de 5% em 2015 - a
melhor esse ano em todo o varejo brasileiro.
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