O Facebook é a rede social que mais cresce no Brasil e agora em agosto chegou a 31 milhões de usuários, equiparando-se ao Orkut, até então a que tinha maior penetração no país, de acordo com o Ibope. Por isso mesmo, as nossas empresas começam a olhar com outros olhos para o Facebook. Lá fora o mesmo acontece. Para se ter uma ideia, pesquisa da Strata mostrou que 89% das agências de publicidade americanas pretendem incluir alguma ação no Facebook no 4a trimestre deste ano.
Mas olha, nem tudo funciona bem no Facebook, viu? Prova disso é um estudo feito pela Exact Target, que confirma que os usuários desta rede social detestam, por exemplo, excesso de propaganda e de postagens feitas pelas empresas para convence-los a comprar alguma coisa ou gostar de uma marca.
Nos Estados Unidos, a proporção dos que ‘curtem’ uma empresa no Facebook não é pequena - chega a 45%. Porém, somente 15% dessas pessoas acham que isso pode ser interpretado como permissão para essa empresa postar mensagens de marketing, segundo a Exact Target. Vale explicar que ‘curtir’ é um comando que existe no Facebook para você demonstrar que gostou de alguma coisa que leu por lá.
Isso mostra que apesar de valioso canal de comunicacão com os clientes, o Facebook exige uma outra mentalidade do povo de marketing. Isso significa prover informação, entretenimento e serviços e não simplesmente vender.
Um comentário:
Alguém gosta de propaganda em algum lugar???
Postar um comentário