segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mais gente devia se preocupar com as pequenas e médias empresas. A comecar pelos pequenos e médios empresários.

Apesar das grandes empresas serem as que dominam o noticiário e os intervalos comerciais dos principais meios de comunicação do país, são as pequenas e médias que geram quase 2/3 dos postos de trabalho no Brasil. Nada menos que 99% das empresas brasileiras podem ser classificadas como de pequeno e médio porte - você sabia disso?

Um estudo feito pelo SEBRAE, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mostrou a importância dos pequenos empresários para os negócios dos grandes. A pesquisa revela que 75% das micro e pequenas empresas brasileiras compram produtos do grande comércio atacadista e das médias e grandes indústrias, entre outros fornecedores parrudos.

É claro que quando os pequenos negociam com os grandes, a tendência é pagar caro. Afinal, os preços e condições de pagamento são impostos por quem tem mais poder. Uma saída seria negociar em conjunto, mas somente 6% das pequenas e médias empresas fazem isso.

Se são grandes compradores, os pequenos empresários, por outro lado, vendem pouco, tanto para as grandes empresas quanto para o governo. Para piorar a situação, muitos deles não conhecem, e portanto não usam, os programas que existem para ajudá-los.

Em resumo, é preciso que mais gente se preocupe com o pequeno e médio negócio no Brasil. A começar pelos próprios pequenos e médios empresários. ;-)

Nenhum comentário: