segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Tem mais gente comendo fora de casa - faturamento do food service cresceu 16,5% em 2010

O aumento da força de trabalho, a melhoria na renda das famílias e a maior presença das mulheres nas empresas - todos esses fatores juntos ajudaram a impulsionar o mercado de alimentação fora do lar no Brasil. Para você ter uma ideia, entre 2001 e 2010, o faturamento dos mais de 1,4 milhão de estabelecimentos comerciais dedicados à alimentação cresceu 235%. Só no ano passado, o faturamento chegou a R$ 185 bilhões de reais, um crescimento de 16,5% em relação a 2009. E tem mais - este foi o melhor resultado nos últimos 10 anos.

Como consequência, a quantidade de funcionários contratados pelas empresas que fornecem alimentação preparada fora do lar subiu quase 5% no ano passado. Os benefícios se estenderam também aos fabricantes de ingredientes para restaurantes, padarias e lanchonetes - a receita desses fornecedores aumentou mais de R$ 530 bilhões em 2010. Os dados são da Abia - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação.

Para este ano a expectativa é de mais crescimento no faturamento do setor - entre 15 e 16%. Afinal, a taxa de desemprego continua a cair, a renda dos trabalhadores segue aumentando e mais mulheres, daquelas que no passado cozinhavam todos os dias para suas familias, estão pegando no batente. Quando chegam em casa, cansadas, a última coisa que querem fazer é ir para a cozinha.

Nenhum comentário: