sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pesquisa | Mais de metade dos jovens brasileiros só fará faculdade se não precisar pagar

Os jovens brasileiros estão finalmente percebendo que a educação é o principal meio de acesso a um futuro tranquilo. Pesquisa do núcleo jovem da Editora Abril, feita com estudantes do ensino médio e de faculdades, mostrou que nada menos que 74% dessa garotada acreditam que só com formação superior se alcança sucesso profissional. Por isso mesmo, 82% dizem que, para eles, o estudo tem prioridade frente a diversão. Não é a toa que os gastos com educação e informação já respondem, na média, por 1/4 do orçamento dos nossos jovens, mais do que eles despendem, por exemplo, com roupas e lazer.

O objetivo desse pessoal é claro - em 5 anos eles querem terminar a faculdade, estar empregados recebendo bons salários e alcançar independência financeira. O que não está nos planos num futuro próximo é casar e ter filhos. A maior parte dos entrevistados prefere a área de Ciências Humanas. Apesar disso, a profissão mais desejada pelos estudantes de ensino médio é Medicina. Depois vem Direito, Psicologia, Jornalismo e, em 5o lugar, vejam vocês, aparece Moda. A pesquisa mostrou ainda que 63% dos jovens morariam em outra cidade se isso fosse necessário para fazer o curso que desejam. Mas os cursos à distância ainda encontram bastante resistência - 78% não fariam essa modalidade de ensino.

Para terminar, uma informação importante - apesar de toda a melhoria no poder aquisitivo das famílias brasileiras, 56% dos jovens das classes C e D e 50% dos pertencentes às classes A e B só pretendem fazer uma faculdade se ela for pública ou se conseguirem uma bolsa de estudos. Pagar por isso estaria fora de suas possibilidades.

Nenhum comentário: