Mais gente anda comendo fora de casa ou pedindo comida pronta nas suas residências. Não é a toa que as franquias de alimentação foram as que mais cresceram no ano passado - o faturamento desse segmento aumentou simplesmente 40% em 2010, na comparação com 2009. Esse ano as vendas devem subir mais 19%, segundo estimativas da ABF - Associação Brasileira de Franchising.
Um levantamento feito para a ABF pela consultoria ECD mostrou ainda que essas lojas, que atendem em geral 23 mil clientes por mês, devem crescer acima da média nos próximos anos, especialmente nas regiões Nordeste e Centro Oeste. O ticket médio das franquias de alimentação costuma ser relativamente baixo, ficando aí na faixa dos R$ 13,70. Mas o alto fluxo de clientes eleva o faturamento dessas lojas para perto de R$ 223 mil por mês.
Se a loja fica em shoppings, ela costuma pagar cerca de 18% desse faturamento em despesas de ocupação, como aluguéis, condomínio e taxas. Mas se ficar na rua, essa proporção cai em média para 13,5% do que fatura. Esse é um dos fatores que faz com que os pontos em ruas comerciais estejam sendo mais procurados pelas franquias de alimentação. Para você ter uma ideia, hoje 70% delas ficam em shoppings e só 25% estão no comércio de rua. Esse índice, porém, deve subir para 29% até 2013, ainda segundo a ECD.
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