Nos anos de inflacão elevada, os hipermercados dominavam o cenário do varejo de autoserviço nacional. As pessoas recebiam seus salários e corriam para lá para encher carrinhos e mais carrinhos de compra, antes que a altíssima inflação da época corroesse mais ainda o poder de compra do suado dinheirinho dos trabalhadores.
Mas hoje os tempos são outros. Um levantamento da Kantar Worldpanel mostrou que um dos formatos que mais cresce atualmente é justamente o pequeno mercado de vizinhança. Para você ter uma ideia, passou de 70% para 75% a proporção de lares brasileiros que fazem compras neste tipo de loja. Ainda segundo a Kantar, cerca de 1/3 dos clientes desses mercadinhos vão lá para fazer pequenas compras de reposição. Mas ao mesmo tempo, 42% dessas pessoas frequentam os pequenos mercados de vizinhança para abastecer a despensa, levando para casa pelo menos 20 itens.
Outro dado interessante fornecido pela Kantar é aquele que mostra que os brasileiros hoje se acostumaram a diversificar os locais de compra - nada menos que 2/3 dos consumidores usaram entre 6 e 9 canais diferentes entre julho de 2010 e junho de 2011. Vale destacar que já chega a 17% o índice dos entrevistados pela Kantar que fizeram compras de supermercados na internet, principalmente por achar os preços na web mais baixos.
Como se vê, hoje no autoserviço, tamanho não é documento. ;-)
Nenhum comentário:
Postar um comentário