sexta-feira, 10 de junho de 2011

Brasilshop | Se o banheiro é limpo, os vendedores tendem a ser mais felizes

As palestras de Paco Underhill são sempre um espetáculo. Apesar de gago, o consultor consegue fluir naturalmente os pensamentos, atraindo a atenção da platéia com sua fala mansa e, principalmente, com seus fantásticos vídeos gravados por câmeras ocultas no interior de lojas e shoppings de todo o mundo. Nessa 5a feira, na abertura do 2o dia do Brasilshop, não foi diferente. Paco alertou para a crescente influência das mulheres e do poder feminino ao redor do globo, enfatizou a necessidade dos shoppings de tornarem-se locais mais agradáveis e bonitos para seus clientes e mostrou como o visual merchandising pode ajudar a vender e também atrapalhar  os clientes dispostos a fazer compras numa loja - um dos vídeos apresentados na palestra mostra o esforço de uma mãe para alcançar um produto no alto da gôndola de um supermercado. Conhecido como um antropólogo do consumo, Underhill ainda deixou algumas lições interessantes para a audiência brasileira, como a observação de que um shopping onde as pessoas andam de mãos dadas e não tem vergonha de se beijar em público, é provavelmente um ambiente onde as pessoas se sentem bem. Outra - comumente ele investiga o banheiro destinado aos funcionários das lojas, para saber como é o clima na equipe. Afinal, segundo ele, lojas que se preocupam em oferecer banheiros limpos para seus empregados, costumam ser também lugares onde as pessoas trabalham mais felizes. Faz sentido. ;-)

Um comentário:

Valdinei Marinho de sousa disse...

Nuito bom seu comentário. Banheiro limpo é tudo....