quinta-feira, 9 de junho de 2011
Brasilshop | No poder, consumidores querem produtos e ofertas customizados
Na visão dos consultores norte americanos Gary e Sterling Hawkins, o Varejo 1.0 era caracterizado pelo controle do mercado pelos fabricantes. Na década passada, o poder teria passado para as mãos dos varejistas, que passaram a buscar mais conhecimento do consumidor por meio dos programas de fidelidade - começava a era do Varejo 2.0. Porém, fatores como o excesso de opções à disposição dos consumidores e o acesso à informação em tempo real transformaram mais uma vez o mercado, promovendo a chegada da Era do Consumidor, o tempo do consumo individual. Para se adaptar aos novos tempos do Varejo 3.0, as marcas devem adotar técnicas de personalização de ofertas. Para exemplificar sua tese, os irmãos Hawkins. apresentaram casos como os cupons customizados emitidos com base no comportamento de compra prévio dos clientes da rede de drugstores CVS e anúncios personalizados da rede Target. As redes sociais seriam, de acordo com os consultores, boas ferramentas para ajudar nesta tarefa. Para os Hawkins, na esteira da perda de poder do varejo, também os fabricantes começaram a fomentar relacionamentos diretos com os clientes para não perder contato com seus clientes.
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