sexta-feira, 10 de junho de 2011

Brasilshop | No futuro, mais shoppings no interior, voltados para consumidores emergentes e sustentáveis

Um debate entre José Baeta, Presidente do Grupo Sonae Sierra Brasil, Flavio Buazar, Presidente do Grupo LDI/REP e Antonio Ruótolo, do Ibope, comandado por Eduardo Oltramari, do Shopping Total, pretendeu traçar um panorama do futuro dos shoppings no Brasil. O surgimento de empreendimentos voltados às classes sociais emergentes, a chegada de centros comerciais em cidades menores, com até 100 mil habitantes, novos projetos multiuso e a incorporação de práticas sustentáveis no desenvolvimento de novos shoppings foram alguns dos pontos discutidos. O Ibope aproveitou a ocasião para anunciar uma nova metodologia para calcular a quantidade exata de shoppings existentes no país. Desta vez, segundo o Ibope, o número certo seria 381 shoppings, que somados aos novos projetos em andamento, totalizariam 419 empreendimentos no final de 2011. Tendo em vista o passado polêmico do Ibope, nada garante que a dúvida sobre o tamanho do mercado de shoppings no Brasil vá se encerrar com esse levantamento.

Um comentário:

Valdinei Marinho disse...

Muito bom esse artigo. Concordo plenamente com você.