O Brasil já o 4o maior mercado consumidor de computadores do mundo, atrás somente dos Estados Unidos, da China e do Japão. Para isso ajudaram bastante as vendas expressivas de 2010, quando quase 14 milhões de computadores saíram das lojas, uma elevação próxima de 24% na comparação com 2009. Desse total, 26% foram vendidos somente no último trimestre do ano.
A maior contribuição veio dos usuários domésticos. Pois é, foram os consumidores brasileiros os responsáveis por 65% de todos os computadores comercializados no país no ano passado. O forte segmento corporativo comprou os outros 35%. Os dados são do IDC Brasil.
Outra informação importante do IDC é a predominância nas casas dos brasileiros dos notebooks, ou seja, os portáteis, sobre os desktops, os computadores de mesa. Os usuários domésticos compraram em 2010 30% mais notebooks que desktops. Graças às empresas, porém, os computadores de mesa representaram 55% de todas as máquinas vendidas no ano passado.
Os preços mais em conta, com a ajuda do dólar baixo, e o alto interesse dos consumidores em atualizar seus computadores ou comprar o primeiro da casa, prometem manter esse mercado aquecido também em 2011. Isso tudo sem contar a febre dos tablets, que devem vender neste ano, ainda segundo o IDC, cerca de 300 mil unidades aqui no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário