quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pesquisa confirma: jovens no Brasil usam celular só para falar e mandar mensagens

Não é exagero dizer que jovens no mundo todo começam a ter mais acesso aos celulares. Também dá para dizer, sem medo de errar, que os que já possuem um não desgrudam de seus aparelhos. 

Pesquisa feita pela Nielsen em 9 países, inclusive o Brasil, mostrou, entretanto, que a garotada dos países emergentes tem mais dificuldades que a dos países desenvolvidos em aproveitar todas as vantagens de seus telefones móveis. Prova disso é que 60% dos brasileiros entre 15 e 24 anos são apenas usuários de voz e mensagens de texto. Nos Estados Unidos, ao contrário, 83% trafegam dados pelos seus telefones. Tem mais - aqui no Brasil, apenas 5% dos jovens navegam na internet por meio de celulares. Já entre os americanos esse percentual sobe para 48%.

O estudo da Nielsen revelou ainda que 90% dos consumidores jovens de telefonia móvel no Brasil possuem planos pré-pagos, que 31% orientam suas escolhas por preço e 56% pagam suas próprias contas de celular. Por outro lado, são eles mesmos os responsáveis pela escolha de seus aparelhos e operadoras.

A expectativa é de que o bom momento da nossa economia faça com que mais jovens brasileiros obtenham telefones inteligente no futuro próximo e que os planos das operadores se tornem também mais acessíveis. Nesse dia então o mobile marketing vai se tornar, enfim, realidade em nosso país.

Um comentário:

Azarão disse...

Se as operadoras já tem dificuldade em convencer o jovem a ASSINAR um plano pós pago, imagina a confusão que vai ser pra explicar como usar internet via celular?

Falha do marketing, que não desenvolve planos mais simples e acessíveis, falha da comunicação que não passa a mensagem de forma clara.

Eu já cansei de brigar com operadoras de celular. Parece que elas são especialistas em "Relacionamento ao contrário"

"Relacionamento ao contrário" é quando o consumidor percebe mais valor em usar o pacote mínimo ou trocar de provedor de serviço o tempo inteiro do que efetivamente se estabelecer com uma marca só.

Acontece muito com celulares e, especialmente, com TV a cabo.

"Relacionamento ao contrário": Diagnosticado há mais de 5 anos.... e até hoje nenhuma empresa que pratica mudou de postura.