sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cada brasileiro bebeu 80 litros de café em 2010

Segundo dados da ABIC, a Associação Brasileira da Indústria do Café, nada menos que 97% dos brasileiros costumam consumir essa que é hoje a segunda bebida mais popular do país. Mais consumida que café, só água. E mesmo assim, apesar de toda essa unanimidade, em 2010 o volume de café comercializado no país cresceu 3,5%. Isso significa que cada brasileiro em média bebeu, no ano passado, a enormidade de 80 litros de café. Ainda segundo a ABIC, além de tomar mais xícaras de café por dia, também estamos diversificando a bebida - mais gente experimentou expressos, capuccinos e machiatos.

Outra tendência é a qualificação do consumo. Pesquisa de 2009 da ABIC já mostrava que os cafés especiais, como os gourmet, orgânicos, descafeinados e certificados, apesar de ainda representarem apenas 3% do consumo total, tinham dobrado essa participação nos últimos 6 anos aqui no Brasil. Na Classe A, por exemplo, esses cafés especiais já eram saboreados por 27% dos entrevistados. Em 2010 isso se acentuou.

O crescimento do consumo de café no país é apoiado pelo aumento da quantidade de pessoas que hoje faz refeições e lanches fora de casa, pela melhoria das condições financeiras dos brasileiros e também pelo ritmo estressante das grandes cidades. Afinal, um cafezinho no meio do dia é também uma pausa para respirar, tomar fôlego e retomar a maratona diária da vida moderna.

Nenhum comentário: