quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Faturamento das franquias cresceu 34% no último trimestre, segundo a ABF

A ABF - Associação Brasileira de Franchising divulgou essa semana a sua pesquisa de indicadores trimestrais, levantamento que inclui dados de mais de 3.500 lojas de 48 diferentes redes de franquias, espalhadas por todo o Brasil. Os dados são extremamente positivos, a começar pelo faturamento total das lojas pesquisadas, que subiu cerca de 34% no 4o trimestre do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2009. Para dar uma ideia da importância desse desempenho das franquias nacionais, basta dizer que o varejo brasileiro como um todo nos últimos 3 meses do ano passado cresceu bem menos - perto de 10%. Já a quantidade de lojas franqueadas aumentou 7%.

As expectativas para esse começo de 2011 também são boas - o número de lojas deve ter uma elevação de 5% e o faturamento do setor no 1o trimestre provavelmente será  33% superior ao do 1o trimestre de 2010. Se esse resultado se confirmar, teremos observado um aumento acumulado de 97% no faturamento das franquias brasileiras nos últimos 4 anos. Isso equivale a um crescimento constante de 4,3% por trimestre de 2007 para cá.

O levantamento também comprovou que o bom momento da economia brasileira tem influenciado a disposição do empresário nacional em criar novas franquias - quase 20% das redes pesquisadas foram criadas de 2006 para 2010.

Nenhum comentário: