quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Classes A e B respondem por 64% dos gastos com livros e material escolar no Brasil

Começo de ano é tempo de dureza para muitas famílias. Além de quitar alguns impostos, terminar de pagar as compras natalinas e as despesas das viagens de férias, quem tem filho em idade escolar precisa ainda enfrentar a aquisição de material didático. Para você ter uma idéia do tamanho deste mercado, basta dizer que agora em 2011 nós consumidores brasileiros devemos desembolsar cerca de R$ 12,5 bilhões na compra destes produtos. A maior parte desse dinheiro todo será gasta com livros e publicações impressas, despesa que equivale a 57% do total. Os outros 43% dos gastos correspondem a material escolar e outros artigos de papelaria, como lápis, borracha, régua, cola e folhas de papel. O dados são do Pyxis, ferramenta de potencial de mercado do Ibope Inteligência.

Como em outros segmentos de mercado, aqui também o potencial de consumo está concentrado nas classes A e B. A elite brasileira, que contribui com 26% dos domicílios nacionais, concentra 64% de tudo o que se gasta no país com livros e material escolar. A Classe C responde por 30% do consumo e as classes D e E por apenas 6%. Isso, claro, é reflexo da quantidade maior de estudantes em escolas privadas, tanto nos estados mais ricos do Sudeste quanto nas classes mais altas da nossa sociedade, que apesar dos avanços recentes, ainda é bastante desigual.

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