quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vendas do varejo devem ter alta recorde neste Natal

O varejo brasileiro cresce em ritmo acelerado. Segundo o IBGE, o volume de vendas, que já tinha subido 12,8% no primeiro trimestre e 10,3% no segundo, teve uma elevação de 11,1% no terceiro trimestre de 2010.


As previsões para o quarto trimestre são otimistas e tudo indica que o comércio vai mesmo fechar o ano com uma elevação de dois dígitos nas vendas. O indicador mais recente deste bom desempenho das nossas lojas foi divulgado ontem, pelo IDV - Instituto para o Desenvolvimento do Varejo, entidade formada por 35 importantes comerciantes nacionais. Só no Natal, essas empresas projetam um desempenho 11% superior ao de 2009. Se tudo isso se confirmar, teremos o melhor Natal dos últimos anos.


De acordo com o IDV, as maiores taxas de crescimento vão ficar com as lojas de bens duráveis, como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção, que podem faturar até 16% mais que no ano passado, impulsionadas pela alta na renda do consumidor, pelo crédito e pela confiança, que anda nas alturas aqui no Brasil. O setor de não duráveis, como super e hipermercados, farmácias, perfumarias e alimentação fora do lar, devem subir as vendas em cerca de 10% neste fim de ano. E o varejo de semi-duráveis, que comercializa produtos de vestuário e livrarias, entre outros, vai crescer uns 8%, ainda segundo o IDV.


Resumo da ópera: o varejo nacional terá certamente um feliz natal e um próspero ano novo.

Nenhum comentário: