segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Um em cada quatro adolescentes já sofreu assédio ou intimidação na web

Ninguém duvida que a internet brasileira é um ambiente cada dia mais democrático, habitado por pessoas de diferentes classes sociais, gêneros e faixas etárias. Mas os adolescentes são ainda um tipo de usuário atípico e intenso - nada menos que 77% deles navegam na rede entre 6 e 7 dias por semana. Quando analisamos apenas os jovens de 16 e 17 anos, o percentual dos que navegam praticamente todos os dias sobe para 83%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela TNS para a McAfee em setembro, com 400 entrevistados.


Cerca de 90% dessa garotada usa um computador de mesa para entrar na internet, embora um em cada quatro pesquisados já utilize também o telefone celular para isso. As atividades mais comuns são baixar e ouvir músicas e vídeos, participar de redes sociais, fazer pesquisas escolares e trocar mensagens instantâneas. Aliás, falando em redes sociais, 71% dos adolescentes brasileiros atualizam suas páginas com muita frequência.


O problema é que, como todo adolescente, nossos jovens internautas não tomam o devido cuidado quando estão na rede. A pesquisa mostrou que apesar de 80% deles acreditarem que sabem como se manter em segurança na web, 62% admitem que seus pais ou responsáveis não sabem tudo o que eles fazem online e um em cada quatro adolescentes brasileiros já sofreu assédio ou intimidação na internet. Por isso mesmo, todo cuidado é pouco.


Nenhum comentário: