quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sustentabilidade passa longe dos novos projetos de loja

Essa semana fiz parte do júri que elegeu os melhores projetos de design de loja entre os associados da ABF. Os critérios de avaliação incluíam iluminação, visual merchandising, planejamento de loja, mobiliário, materiais e acabamentos entre outras coisas. Um dos quesitos novos propostos pela ABF foi o da sustentabilidade, ou seja, projetos de loja que demonstrem preocupação com o uso de elementos reciclados, economia de energia, materiais não tóxicos e por ai vai.

Pois bem, uma única loja, entre as 18 avaliadas, teve bom desempenho, neste ponto específico. Isso apenas confirma que sustentabilidade é um daqueles conceitos que são muito discutidos e pouco aplicados no nosso país. Nem os varejistas, nem os arquitetos ou designers, ninguém está de fato preocupado com o planeta e com as futuras gerações.
E o motivo é bem simples: os consumidores brasileiros, de todas as classes sociais, não estão nem ai para a sustentabilidade.

Apesar de varias pesquisas apontarem para uma crescente conscientização da população para as questões sócio-ambientais, a verdade é que a sustentabilidade hoje em dia é somente um belo discurso. Infelizmente.

2 comentários:

Henrique Scholz disse...

Tem o projeto do Wal-Mart de tornar todas as suas lojas ecoeficientes. Ok, há só duas até agora, mas é uma referência relevante.

Abs

celular espiao disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.