quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novo índice do IDV prevê aumento nas vendas do varejo nos próximos 3 meses

O IDV - Instituto de Desenvolvimento do Varejo lançou agora de manhã, em São Paulo, um novo indicador de desempenho do comércio - o Índice Antecedente de Vendas, que projeta o comportamento das vendas no varejo nos próximos 3 meses. Ele é construído a partir das informações prestadas pelas 33 grandes redes, de diversos segmentos, que participam do IDV. Ou seja, a análise da curva de vendas dessas empresas ajuda a antecipar o que vai acontecer no trimestre seguinte. Esses números são bem importantes porque permitem, por exemplo, que os comerciantes brasileiros possam se planejar com mais antecedência, ajustando suas compras para que nem falte nem sobre produto nas lojas.

Para dar uma ideia de como esse índice pode ser útil, basta dizer que a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, que ainda é o mais fiel termômetro do comportamento do varejo nacional, sai em média com 45 dias de atraso. Por exemplo, os dados relativos a julho, só serão conhecidos no dia 14 de setembro. Na falta de uma estimativa confiável, analistas usam outros indicadores, como demanda por papel ondulado, na crença de que a venda de papel ondulado significa mais produção da indústria e isso, por sua vez, quer dizer que os pedidos do varejo estão em alta. Agora, o Índice Antecedente de Vendas vai oferecer um pouco mais de precisão a essas análises.

As expectativas do IDV para esse trimestre são bem boas. O instituto prevê um crescimento no volume de vendas do varejo de 5,6% em julho, 6,2% em agosto e 6,5% em setembro, sempre na comparação com os mesmos meses do ano passado. Pode parecer pouco, perto dos últimos resultados divulgados pelo IBGE, que apontou um aumento de 10,2% agora em maio, mas é preciso lembrar que no primeiro semestre de 2009 a economia brasileira esteve menos aquecida um pouco em função do medo que se espalhou entre empresas e consumidores, por causa da crise financeira global. Já no segundo semestre de 2009, também por conta dos incentivos oferecidos pelo governo, o consumo acelerou. Portanto, um crescimento na casa dos 6% na comparação com esse período aquecido é resultado para se comemorar sim. Ainda segundo o IDV, provavelmente vamos fechar 2010 com uma elevação perto de 10% no volume de vendas no varejo, o que seria um recorde histórico.

De fato, os varejistas que fazem parte do IDV estão muito otimistas. Pesquisa feita agora em julho com esses empresários mostrou que 62% deles esperam uma forte elevação e 33% uma elevação moderada nas receitas líquidas em 2010. Os outros 5% prevêem estabilidade. Mas queda nas receitas, não tem ninguém esperando não.

Nenhum comentário: