sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pesquisa | Brasileiros não são os mais fanáticos por futebol nem na América do Sul

A Copa do Mundo começa hoje na África do Sul e deve agitar não só a paixão dos torcedores como também as ações de marketing das empresas. Afinal, todo mundo sabe que brasileiros são os torcedores mais fanáticos do mundo, certo?

Bem, talvez o mais correto seja dizer que estamos entre os mais fanáticos. Porque esse título a gente nao leva nem mesmo na América Latina. É isso mesmo. Levantamento divulgado pelo Ibope Media com base em dados do Target Group Index mostra que a cidade de Lima, capital do Peru, concentra maior proporção de pessoas que se definem como “loucas por futebol” do que Rio e São Paulo, por exemplo.

Em Lima, 15% da população adora futebol, enquanto nas cidades brasileiras apenas 11% se enquadram nesta classificação. Logo depois aparecem empatadas a Cidade do México e Santiago. A surpresa da pesquisa fica por conta de nuestros hermanos portenhos - apenas 4% dos habitantes de Buenos Aires são loucos por futebol.

De acordo com o estudo, uma pessoa pode ser considerada “louca por futebol” se assistiu a jogos de futebol pela TV ou foi a um estádio de futebol nos últimos 12 meses, se assiste a programas esportivos frequentemente e se praticou futebol pelo menos duas vezes por mês.

Mesmo sem o título de povo mais fanático por futebol, boa parte dos brasileiros vai colar os olhos nas TVs a partir de hoje, na torcida pelo hexa. E as marcas vao pintar e bordar durante todo esse tempo.

Nenhum comentário: