quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Supermercado Moderno

Nos tempos da inflação galopante o jeito era ir ao supermercado assim que saísse o salário e comprar tudo o que desse, pagando o menos possível. Naquele cenário, valia a pena pegar o carro e dirigir até os grandes hipermercados, onde a oferta era grande e os preços bem pequenos.

Hoje a situação é diferente e para as famílias brasileiras o tempo parece andar mais escasso que o dinheiro. Prova disso é o perfil do setor de super e hipermercados que emerge do 39º Relatório Anual da revista Supermercado Moderno. Para você ter uma idéia, de 2007 a 2009 a quantidade de mercados de bairro aumentou 134%. Isso aconteceu porque os preços estão mais semelhantes com os dos supermercados e o conforto de fazer compras perto de casa, sem perda de tempo, ganhou mais importância para o consumidor.

Mas isso nao significa que preço nao é mais importante. Ao contrario, para as famílias de baixa renda e as que pertencem à Nova Classe Media Brasileira, comprar bem ainda é essencial. Nao é a toa que as lojas apelidadas de “atacarejo”, porque misturam os conceitos de atacado e varejo, mais que dobraram de quantidade naquele período, nao apenas abastecendo os consumidores como também os pequenos comerciantes.

Já os grandes hipermercados, esses nao apenas reduziram a quantidade de lojas como também o tamanho das suas áreas de venda. É um novo desenho de mercado para um novo tempo no varejo.

Um comentário:

Mauricio disse...

Marinho,

Obrigado pela menção a edição do Relatório Anual de SUPERMERCADO MODERNO, e parabéns pela sua objetiva e assertiva análise neste post. Também compartilhamos com nossos leitores e seguidores no twitter.
No final do mês passado, no dia do lançamento da edição do 39º RA, fizemos um evento fechado aos líderes da Industria, para uma discussão reservada sobre as Implicações da diversificação de formatos de varejo para a Indústria de bens de consumo no Brasil. Preparamos uma apresentação junto com a McKinsey & Co, liderada pelo Ari Kertesz (Sócio), e em seguida montamos um painel de debate formado por Mauricio Utiyama – Diretor Comercial da Reckitt Benckiser, Alcione Santin – Diretor Nacional de Vendas da BRFoods, Hugues Godefroy – Diretor Comercial da Sara Lee Cafés e Rômulo Dantas – VP da Pepsico do Brasil.
Foi extremamente produtivo e conclusões muito interessantes foram feitas. Caso queira ter acesso as apresentações da McKinsey e de SM feitas neste evento, estão disponíveis no Portal SM no endereço: http://migre.me/EjQC

Um grande abraço e espero revê-lo em breve.


Mauricio Pacheco
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