segunda-feira, 10 de maio de 2010

Impostos

Em muitos países os impostos sobre os preços dos produtos são cobrados às claras. Ou seja, é na hora de pagar no caixa que a taxa é acrescida. Assim, o consumidor fica sabendo direitinho quanto está deixando para o governo. Aqui no Brasil cada produto tem um imposto diferente e tem gente que paga sem nem perceber.
Mas, afinal, será que o brasileiro médio sabe mesmo quanto paga de imposto pelos produtos que leva para casa? Pesquisa feita agora em março pela FIESP respondeu à essa pergunta. Nada menos que 84% dos entrevistados afirmaram que sim, sabem que pagam impostos embutidos em produtos e serviços. Na média, algo em torno de uma em cada quatro pessoas diz que sabe exatamente quanto paga em cada compra.
A pesquisa pediu ainda que os entrevistados tentassem lembrar quanto pagam de imposto numa lista de 10 itens. Surpreendentemente, pelo menos para mim, na maioria das vezes as respostas foram bem próximas do valor realmente cobrado. As maiores discrepâncias foram na conta de luz, onde os brasileiros pagam em cada 10 reais uma taxa de 6 reais e 46 centavos e no sabão em pó, onde 45% do preço é imposto.
Ainda segundo a pesquisa, a imensa maioria dos entrevistados acha muito altos os impostos embutidos em produtos que pagam e gostariam que o governo cortasse as taxas dos produtos da cesta básica para que a população carente consumisse ainda mais.

Nenhum comentário: