quarta-feira, 10 de março de 2010

A vida do varejo não vai ser fácil em 2010

Amanhã, dia 11 de março, o IBGE divulga o PIB de 2009. Se o crescomento da economia brasileira deve ter sido próximo de zero, por outro lado o item ‘consumo das famílias’ deve continuar sua trajetória de crescimento, que já dura 24 trimestres consecutivos.

Vale lembrar que o varejo brasileiro vendeu em 2009 mais 5,9% em volume, na comparação com 2008. Em estados como São Paulo e Bahia o aumento ficou na casa dos 7%. Isso mostra que a crise, que afetou o desempenho da economia como um todo, freou um pouco a velocidade mas não conseguiu deter o ímpeto consumista do brasileiro.

Também nessa 5a feira o IBGE revela o resultado do comércio brasileiro em janeiro de 2010, o que será importante para a gente medir o fôlego do consumidor depois do Natal, quando o varejo cresceu 9,1% sobre dezembro de 2008. Minha aposta é que em 2010 o consumo vai continuar em alta. Afinal, a massa salarial continua crescendo, o desemprego está menor que em janeiro do ano passado e a confiança do brasileiro está lá em cima.

Mas, se de um lado a gente nao deve ter problemas de demanda em 2010, por outro teremos mais competição do que nunca. Por isso mesmo, os maiores desafios para o comércio esse ano serão enfrentar a concorrência, cada vez mais numerosa e diversificada e qualificar a oferta.

Para você ter uma idéia, enquanto o varejo como um todo crescia 5,9% em 2009 e as vendas dos shopping centers brasileiros subiam perto de 10%, as vendas diretas cresciam 18% no nosso país. O varejo eletrônico deve aumentar vendas em 30%. Os super e hipermercados continuam aumentando a oferta de produtos nao alimentícios, elevando ainda mais a competição com lojas especializadas. Marcas internacionais estão de olho no nosso mercado. Enfim, quem achar que está com a vida ganha por conta do aquecimento da economia e do bolso cheio do consumidor pode quebrar a cara.

O consumidor quer cada vez mais produtos de qualidade por preços em conta, atendimento personalizado, mais consultoria do que malho de venda, marcas admiráveis e capazes de transferir prestígio para quem usa, enfim, ele está mais exigente do que nunca e para ganhar a preferência do brasileiro em 2010 o varejo vai ter que cortar um dobrado, viu?

Um comentário:

Caio Camargo disse...

Ótima análise como sempre Marinho...