sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Operadoras de telefonia móvel esperam ganhar 30 milhões de clientes pós pagos com o Cadastro Positivo

Os brasileiros aderiram mesmo com força aos celulares. Para você ter uma idéia, temos no pais quase 174 milhões de aparelhos, o que dá em média 0,91 celular por habitante. Porém, quase 83% desses telefones móveis são pré-pagos, o que significa menos receitas para as operadoras. Mas isso pode mudar rapidamente, se for mesmo implantado no país o Cadastro Positivo, uma espécie de lista branca dos bons pagadores. Um estudo da Serasa Experian mostra que isso dobraria a quantidade de clientes pós-pagos dos atuais 30 milhões para mais de 61 milhões de usuários. Ou seja, o percentual de brasileiros com celulares pós-pagos passaria de 17 para 36%.

O problema é que o atual sistema de cadastro e avaliação da capacidade de crédito do consumidor restringe a entrada de muita gente que gostaria de usufruir das vantagens dos planos pós-pagos, como menores tarifas e serviços de internet mais acessíveis, mas não podem porque não têm como comprovar renda por causa da alta informalidade. Ainda segundo a Serasa, as regiões mais beneficiadas seriam o Norte e o Nordeste, onde o número de linhas pós-pagas passaria das atuais 5 milhões para cerca de 17 milhões com o Cadastro Positivo.

Um comentário:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Melissa.