terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Para o varejo, vender mais 5,9% em 2009 foi bom ou ruim, afinal?

O crescimento de 5,9% no volume de vendas do varejo brasileiro, anunciado agora de manha pelo IBGE, já era esperado pelo mercado, depois dos números positivos divulgados nos últimos meses. No meio do ano o mercado andava mais cauteloso. Afinal, as vendas acumuladas no 1o semestre de 2009 foram somente 4,4% superiores as de 2008. Naquela época, estimava-se um aumento máximo de uns 5% nas vendas do comércio em 2009. Mas no 2o semestre os consumidores voltaram as lojas com toda a força, em especial no 4o trimestre, quando as vendas foram 8,8% maiores do que no ano anterior. Só em dezembro o volume de itens comercializados no Brasil foi 9,1% superior que em dezembro de 2008. Por tudo isso, o aumento de 5,9% pode ser considerado bom sim. Para efeito de comparaçao, vale lembrar que nos Estados Unidos as vendas recuaram cerca de 2,5% em 2009.

Quem mais puxou para cima esse índice foram os super e hipermercados, que venderam mais 8,3% em 2009. Isso se explica pela renda em alta e inflaçao sob controle. Em seguida veio o setor outros artigos de uso pessoal e doméstico", que compreende lojas de departamento, óticas, joalheiras, lojas de artigos esportivos e brinquedos, que cresceu 8,4% na comparaçao com 2008. Depois aparece o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 11,8%, em relaçao ao ano anterior, impulsionado pela expansao dos salários, pela venda dos medicamentos “genéricos” e pelo envelhecimento da populaçao. Na 4a colocaçao ficaram os móveis e eletrodomésticos, com 2,1% de crescimento e no 5o lugar vieram os Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicaçao, com uma variação positiva de 10,6% no volume de vendas sobre o ano de 2008. Vale ainda um comentário sobre o setor de vestuário e calçados, que teve um ano bem difícil mas começou a se recuperar no ultimo trimestre do ano, quando vendeu mais 5,1% na comparaçao com 2008. Mesmo assim vai fechar 2009 no vermelho, com uma queda de 2,8% nas vendas.

Do ponto de vista regional, apenas 2 estados tiveram desempenho negativo nas vendas do comércio em 2009: Espírito Santo e Tocantins. Lembrando que o varejo do Brasil como um todo cresceu 5,9%, merece destaque a performance de São Paulo, que vendeu mais 7,3%, e da Bahia, que avançou 7%. O Rio ficou mais ou menos na media, com 5,7% de aumento no volume de vendas, assim como o Paraná, que ficou com 5,2%. Já o Rio Grande do Sul cresceu menos que o pais, com vendas apenas 3% maiores que as de 2008 e o Distrito Federal foi pior ainda, com 1% de crescimento.

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