Pesquisa da empresa especializada Kantar Worldpanel confirmou aquilo que todo pai sabe muito bem – famílias brasileiras com jovens entre 12 e 19 anos gastam em média 5% mais do que ganham todos os meses, em função dos gastos da garotada. Nas classes A e B o percentual sobe para 8%.
A maior parte desses gastos acontece em função da vaidade: 23% das despesas são com roupas. Depois vêm pagamentos com educação, que representam 19%, transporte, 12% e alimentação fora de casa, outros 12%. Aliás, para os jovens, comer fora de casa é sinônimo de comer mal. O estudo mostrou que 56% costumam se alimentar a base de salgados, lanches e sanduíches. E 52% compram balas, sorvetes, biscoitos, pipoca e outras guloseimas do tipo.
Contas de telefone e internet também pesam - as famílias que tem jovens em casa gastam 9% mais com esses itens do que as outras. Tem mais - esses jovens gastam em média 308 reais por ano com lazer. Deste total, 27% são para a compra ou aluguel de CDs, DVDs e videogames. As idas ao cinema consomem 19% dos gastos, as baladas e shows ficam com 11% e os parques temáticos 8%.
Em resumo, os 16 milhoes e 200 mil lares brasileiros que contam com a presença de adolescentes possuem em media renda 6% superior à das famílias sem jovens. Por outro lado, gastam mais 19%. Ruim para a economia domestica, mas bem atrativo para as marcas que vendem produtos e serviços para essa garotada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário