quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pesquisas indicam que o varejo brasileiro terá mesmo um Feliz Natal

As previsões dos especialistas sobre as vendas do varejo neste Natal são bem otimistas. A Fecomercio SP estima que o faturamento das lojas da região metropolitana de São Paulo seja até 12% maior do que o do ano passado, com destaque para eletroeletrônicos, que teriam crescimento de 27%.

Os consumidores confirmam que a intenção é mesmo comprar mais. Estudo da Fundação Getúlio Vargas revelou que 14% dos brasileiros pretendem gastar mais e 52% devem ao menos manter o mesmo nível de compras do Natal de 2008. O percentual dos que querem botar o pé no freio é de 34%.

Boa parte destas compras deve ser bancada com a ajuda da 2a parcela do 13o salário. Levantamento feito pela Associação Comercial de São Paulo confirmou que 1 em cada 4 brasileiros deve usar esse dinheirinho extra nos presentes natalinos.

Com tantas boas notícias, a expectativa dos varejistas só podia ser positiva. Pesquisa divulgada esta semana pela Serasa mostra que 53% dos donos de lojas também esperam vender mais que no Natal do ano passado. Porém, as grandes redes estão mais otimistas que os pequenos e médios lojistas. Nada menos que 84% dos grandes esperam crescimento nas vendas, percentual que cai para 48% entre os menores, que tem menor acesso a crédito para formar estoques.

Ou seja, tudo indica que o varejo brasileiro terá mesmo um Feliz Natal.

Nenhum comentário: